Há dois anos eu estou trabalhando com crianças mais velhas – 5 anos e começando a alfabetização. No começo foi um grande desafio, pois eu sempre fui muito apaixonada pelos pequenos e resistente em sair dessa faixa etária.
Não preciso nem dizer que já mudei muito de ideia quanto a coisas que eu acreditava piamente, e a “pega” correta da criança no lápis é uma delas.
Sempre achei que essas questões motoras eram refinadas e desenvolvidas com o passar do tempo e que não tinha a necessidade de ser “forçada”. Na verdade, em condições típicas, a pega é sim aperfeiçoada com o tempo, mas ela precisa começar do jeito correto.
Hoje eu percebo que a criança começa a se acostumar com o jeito errado e aquilo fica muito confortável, se tornando um vício que depois é mais difícil de mudar.
Portanto, faz parte do nosso papel corrigir a pega de crianças a partir dos 3 anos e meio.
Passo a passo:
1- Unir os dedos indicador e polegar fazendo uma pinça
2- Colocar uma bolinha de papel amassada para a criança segurar com os 3 dedos que sobraram.
PRONTO! É simples assim.
Dessa forma, após fazermos o passo a passo com a criança, todos os momentos que virmos a criança segurando o lápis errado, devemos corrigir. Nem precisa falar, porque na maioria das vezes o cérebro da criança já entendeu, mas o processo motor é mais demorado mesmo, só de corrigir na própria mãozinha deles já resolve.