1. Song Box: Tem coisa mais legal que caixas para crianças pequenas? Além de poder brincar com elas, coloquei vários objetos que representam músicas infantis: twinkle twinkle little star, Old McDonald, Itsy bitsy spider, 5 green frogs, Pat a cake. Sentei com as crianças, abri a caixa e deixei cada uma escolher a música que queria cantar, claro que depois cantei todas com eles! Legal para trabalhar desenvolvimento de linguagem e representação: cada palavra escutada e repetida durante uma música, é uma palavra nova aprendida (muito bom para trabalhar novas línguas).
2. Que tal trabalhar coordenação motora fina numa atividade tão simples quanto transportar areia de um baldinho para o outro? Funciona assim. Coloque dois potes um ao lado do outro, e uma criança por vez pode se divertir o enchendo, esvaziando ou transportando areia de um para o outro. A sensação de realização da criança quando consegue é super importante para o seu desenvolvimento, por isso que é importante deixá-la fazer sozinha.
3. Garrafa Sensorial: Uma garrafa que trabalha os sentidos da criança pode desde acalmá-la até instigar sua criatividade e curiosidade. Essa eu fiz com arroz e pedacinhos de canudo cortados. A criança pode chacoalhar e notar o som que o arroz faz quando encontra os canudos.
4. Sorting: escolhi potes de 3 cores e peguei alguns brinquedos um de cada cor para as crianças colocarem nas cores certas. Importante que seja feito acompanhado de um adulto, que estimule, dando um objeto por vez para a criança colocar no pote correspondente. Conforme a criança for mais velha, já pode fazer sozinha. É uma atividade que desenvolve o cognitivo, combinar as cores dos objetos com as cores dos potes.